A freguesia de Nossa Senhora do Castelo foi criada em 27 de Maio de 1388. É a maior do concelho em território, com 178,77 quilómetros quadrados, e a segunda em população, com 15.207 habitantes (dados dos censos de 2001). Ocupa mais de 90 por cento do território do Município de Sesimbra. Esta freguesia abrange o território rural desde o Cabo Espichel ao Arneiro, a Norte, e até à Quinta do Conde, a nascente. Mais a Sul, os seus limites vão até ao Fojo, na Serra da Arrábida. Santana, Zambujal, Caixas, Aiana, Alfarim, Aldeia do Meco, Azóia, Cotovia, Sampaio, Maçã e Pedreiras, são as aldeias principais desta freguesia. Nesta povoação encontra-se o conjunto medieval constituído pelo Castelo de Sesimbra e o Santuário de Nossa Senhora do Cabo.
Freguesia de Santiago
Criada em 8 de Abril de 1536, a freguesia de Santiago tem 1,99 quilómetros quadrados e 5.793 habitantes (dados dos censos de 2001) e compreende o espaço urbano da vila de Sesimbra. Teve origem quando a população saiu do perímetro do Castelo e fixou raízes na Póvoa Ribeirinha. Possui monumentos e edifícios de grande interesse como a Fortaleza de Santiago, a Igreja Matriz e a Capela do Espírito Santo dos Mareantes.
Freguesia da Quinta do Conde
A freguesia da Quinta do Conde tem 14,22 quilómetros quadrados e 16.389 habitantes (dados dos censos de 2001), dos quais 25 por cento com menos de 30 anos. Situada na zona Nordeste do concelho, precisamente no centro da Península de Setúbal, surgiu no início da década de 70, a partir do parcelamento clandestino de uma propriedade rústica e consequente venda de lotes onde os novos proprietários foram construindo moradias. Em 1985, foi elevada a freguesia e dez anos depois passou a vila. Além da sede, comporta os núcleos urbanos de Casal do Sapo, Fontainhas e Courelas da Brava. Segundo o XIV Recenseamento Geral da População, a Quinta do Conde foi a freguesia que registou, em termos relativos, o crescimento demográfico mais acelerado do país. A população passou de 7.958 residentes, em 1991, para os actuais 16.389.
Sem comentários:
Enviar um comentário