domingo, 27 de abril de 2008

Património, Cultura e Turismo

O concelho de Sesimbra preserva um agregado de monumentos e de valores artísticos que se recomenda pelo interesse daqueles que subsistem, alguns dos quais de alta qualidade e que estão dispersos pelas suas freguesias. Além de uma beleza natural e ambiental, tem em parte do seu cervo histórico, um leque de monumentos e museus. O concelho oferece aos seus visitantes uma boa indústria hoteleira, com vários hotéis de qualidade, bares, discotecas e restaurantes de bom nível. A vila é sempre um bom local para dar passeios a pé, não só pela zona ribeirinha, como pelo seu traçado urbano característico.
Os monumentos, como o Castelo de Sesimbra, a Fortaleza de Santiago ou o Forte de S. Teodósio são outras das atracções do concelho sesimbrense. O Cabo Espichel é outro dos lugares privilegiados bem como a beleza natural do concelho, as praias, as festas tradicionais e a gastronomia. Estes são alguns dos pontos fortes para visitar Sesimbra. As suas praias são muito visitadas e apreciadas pelos turistas, assim como a pesca desportiva. No que diz respeito ao artesanato, destacam-se as composições em escamas de peixe, a cerâmica e a pintura em azulejo.
O concelho de Sesimbra é rico em associações de carácter solidário, desportivo e humanitário, algumas delas centenárias. O seu trabalho ao longo dos anos tem vindo a ser importante no desenvolvimento do concelho.
O leque de festas típicas do concelho de Sesimbra é muito vasto. A Feira Festa da Quinta do Conde ou Carnaval, os Santos Populares, assim como as Festas da Nossa Senhora da Luz e da Nossa Senhora da Boa Água são algumas das festas pontuais de Sesimbra. Incontornáveis são as celebrações do Culto do Senhor das Chagas, com início a 13 de Abril e auge nos dias 3 a 5 de Maio. Pelo meio tem lugar a procissão dedicada ao Santo que é das maiores realizadas a Sul do País.
Sesimbra não oferece só festas e feiras aos seus visitantes. Estes também podem apreciar a gastronomia sesimbrense, rica em peixe e marisco. De destacar a caldeirada de Sesimbra, o arroz de tamboril e açorda de marisco nos pratos principais, não esquecendo o pão caseiro e os queijos frescos. A doçaria é representada pelos zimbros, brisas do mar, almirantes e as tradicionais broas de alfarim. Justamente conhecido em Sesimbra é também o licor “O Pescador”, um vinho licoroso muito doce que se deve beber bem fresco.

Sem comentários: