O concelho de Sesimbra outrora rico em tradições populares tem vindo a perder, com o acelerado ritmo de desenvolvimento da região, muitas das suas tradições. Em 1982, a Câmara Municipal iniciou um trabalho de levantamento de jogos tradicionais, tendo em vista a sua recuperação. Além disso, há todo um conjunto de tradições ainda possíveis de serem registadas e ai também a Autarquia elaborou um projecto para o estudo de algumas dessas tradições, tais como as cegadas, o Carnaval, o “Enterro do Bacalhau” e a “Queima do Judas”.
As comemorações de qualquer festa religiosa ou eventos civis são sempre uma forma de tentar reconstruir o passado. As romarias são essencialmente festas religiosas de invocação de algum santo, de devoção mariana ou ainda de patronos de uma povoação ou ligados a um santuário. Estas festas compreendem as cerimónias religiosas, que incluem procissões e outros rituais e a festa profana, o essencial é serem vividas em comum. Estes encontros pressupõem trocas a vários níveis: culturais, comerciais, lúdicas e religiosas.
Em Sesimbra são inúmeras as festas, romarias e feiras que acontecem pelo concelho ao longo de todo o ano e que a Câmara Municipal desenvolve em colaboração com instituições de carácter diverso. As componentes sagradas e profanas destas festas são fonte de grande atracção turística levando todos os anos milhares de visitantes a viver estes eventos em conjunto com a população do concelho.
Devido à importância e multiplicidade de festas e tradições religiosas existentes no concelho optámos por destacar aquela, que no nosso entender, mais influência tem tido junto dos sesimbrenses: A Festa em Honra do Senhor Jesus das Chagas – Padroeiro dos Pescadores. Todos os anos a 4 de Maio, feriado municipal, a população de Sesimbra presta homenagem ao seu protector.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário