· Gruta da Utopia
Complexo geológico desenvolvido durante o Jurássico (180-160 milhões de anos a.C.) que comporta diversas formações litoquímicas como estalactites, bandeiras e excêntricas, tendo também sido identificadas novas espécies de artrópodes cavernícolas. A gruta desenvolve-se num sentido vertical, ao longo de 120 metros, organizada por diferentes salas. Numa delas encontra-se um depósito de areia consolidada, a partir do qual se desenvolvem complexos calcíticos de formas e cores variadas.
· Gruta do Frade
Complexo geológico desenvolvido durante o Jurássico (180-160 milhões de anos a. C.), que comporta sequências sedimentares carbonatadas, margosas e detríticas, tendo sido influenciado pelo fenómeno de inversão tectónica que afectou a Serra da Arrábida A gruta tem 340 metros de comprimento linear e 40 metros de largura, enquadrados numa disposição horizontal sobre a qual se dispõe um sistema de galerias condutas coincidentes com uma zona freática.
· Gruta do Zambujal
Comporta um extenso complexo geológico de galerias e passagens, emergindo várias formações litoquímicas como estalactites e bandeiras de formas raras, como as asas-de-borboleta ou as argolas. Acolhe também uma importante colónia de morcegos. A entrada encontra-se obstruída por grandes blocos Soltos, consequência da laboração da antiga pedreira. Tem uma extensão de 108,50 metros e uma altura máxima de 33 metros, desenvolvendo-se ao longo de um corredor principal. Foi classificada como Monumento Natural pelo Decreto-Lei n.º 149/79 de 21 de Maio.
· Jazida de Icnofósseis da Pedra da Mua
Esta jazida, formada no Jurássico (150-140 milhões de anos a.C.), está associada à lenda de Nossa Senhora do Cabo Espichel, correspondendo a um conjunto de várias lajes calcárias que acolhem diversos trilhos de pegadas de dinossáurios saurópodes. Apresentando sequências sedimentares carbonatadas, margosas e detríticas, desde o Triássico até ao Cretácico (entre os 250 e 130 milhões de anos a.C.). A sua origem associa-se ao fenómeno de inversão tectónica que motivou a emergência da Arrábida. Foi classificada como Monumento Natural pelo Decreto-Lei n.º 20/97 de 7 de Maio.
· Jazida de Icnofósseis da Pedreira do Avelino
Localizada no Zambujal, contém vários trilhos de pegadas pertencentes a diferentes espécies de dinossáurios, sobretudo quadrúpedes, datadas do Jurássico (entre os 140-130 milhões de anos a. C.), época de um ecossistema lunar. A jazida comporta, em sobreposição ao maciço calcário, uma laje com 10 metros de largura por 15 metros de comprimento e cerca de 60 centímetros de espessura, onde se encontram registados os negativos dos vários trilhos de pegadas. Foi classificada como Monumento Natural pelo Decreto-Lei n.º 20/97 de 7 de Maio.
· Jazida de Icnofósseis dos Lagosteiros
Está localizada no Cabo Espichel e foi formada no Cretácico (130-120 milhões de anos a.C.), época de terrenos planos, alagadiços e pantanosos, que depois se transformaram em rocha calcária, acolhendo e preservando os trilhos de pegadas de dinossáurios. A jazida apresenta dois trilhas de animais bípedes, um carnívoro e outro herbívoro, dispostos em diferentes orientações, numa camada de calcário castanho amarelado associado a estratos de rochas areníticas e eu areias consolidadas do Cretácico, Foi classificado corno Monumento Natural pelo Decreto-Lei n.º 20/97 de 7 de Maio.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário