domingo, 27 de abril de 2008

Património Artístico

· Coroação da Virgem
Pintura a óleo sobre tela pintada entre 1615-1619 sob o signo da escola portuguesa. E atribuída a Amaro do Vale, que a terá elaborado para uma igreja de Lisboa. Porém, em 1878-1879 é trazida para a igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo. Demonstra influências italianas, centrando-se o painel na imagem da Virgem envolvida pelas três figuras da santíssima trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, sobre um plano inferior de delicados anjos.

· Painéis azulejares da igreja da Nossa Senhora da Consolação do Castelo
Na última fase das obras de embelezamento da Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo, realizadas em 1721, terá por obra das oficinas lisboetas dos mestres PMP, Teotónio dos Santos e Bartolomeu Antunes, sido elaborado este conjunto azulejar. A intervenção incluiu a realização de vários trabalhos de talha, e sobretudo de painéis de azulejos azuis e brancos que representam várias temáticas religiosas, desde imagens de apóstolos e evangelistas a cenas sobre a vida de Cristo e de Santiago.

· Nossa Senhora com o menino
Escultura de alabastro, provavelmente de produção francesa, associada às oficinas da Île de France, séculos XIV ou XV, e inspirada nos alabastros ingleses de Nottingham. Fazia parte do primitivo templo dedicado a Santa Maria, localizado no Castelo de Sesimbra. A imagem da virgem enverga uma túnica com manto e véu, de onde emanam cabelos largos e ondeantes. Maria segura o menino com o braço esquerdo, enquanto este guarda na mão esquerda um globo.

· Nossa Senhora da Misericórdia
Elaborado na primeira metade do século XVI e atribuído ao pintor Gregório Lopes, este quadro assume-se como um importante marco da arte nacional e representa um período de apogeu que também marcava o concelho. A composição apresenta urna policromia rica, surgindo Nossa Senhora da Misericórdia ao centro sobre uma coluna assente nas virtudes eucarísticas, albergando sob o seu manto os vários sectores da sociedade quinhentista, espiritual e laica.

· Santo António livra o pai da forca
Esta obra está na Igreja de Santiago, em Sesimbra. Trata-se de uma pintura em tela sobre altar de talha dourada, realizada em 1690, durante o arranjo do altar. Foi atribuída a Bento Coelho da Silveira e indicia já os valores do barroco. A cena representa um dos milagres do Santo, quando este livra o pai da forca depois de ressuscitar o morto injustamente acusado. A cena emerge do conjunto arquitectónico de fundo, o lhe que confere alguma privacidade.

· São Sebastião
Escultura datada do século XV com influência gótica, encontrava-se exposta num pequena capela devocional deste santo, protector contra as pestes e patrono das profissões castrenses, abandonadas após o século XVIII. É uma imagem com anatomia delicada e farta cabeleira a envolver o rosto de adolescente. Tem carnação rosada e pequena boca fechada, apresentando no tronco e pernas, dez orifícios que acolhiam setas de prata.

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