Como é de esperar, a gastronomia em Sesimbra tem uma forte relação com o mar. Os peixes, os moluscos ou os mariscos sempre frescos são o ponto forte da gastronomia sesimbrense. Ainda assim desenvolveram-se outras delícias gastronómicas de relevo. Salientam-se nos pratos típicos com pescado, a Caldeirada à Sesimbra (ver receita), Sopa de Peixe (normalmente realizada com o molho da caldeirada), o Peixe Seco cozido (carapau, sapata, raia, cão de monte, …) e os peixes ou mariscos da costa simplesmente cozidos em água e sal ou grelhados no carvão. Na doçaria salientam-se as broas de Alfarim (ver receita) e os Zimbros.
Caldeirada de Peixe
Ingredientes: 1,5 kg de peixe (Safio, Tamboril e Canejas), 8 Batatas, 1 dl de Azeite, 1 Pimentão, 5 Tomates Maduros, 700 gr de Cebola, 1 Ramo de Salsa, Sal, Pimenta, Piripiri.
Modo de Confecção: Limpam-se os peixes e cortam-se às postas. Colocam-se a cebola às rodelas, metade do pimentão cortado às tiras, dois tomates sem peles nem sementes, azeite, batatas cortadas às rodelas finas e por fim, o peixe. Tempera-se tudo com sal, pimenta e piripiri, mais uma camada de cebola cortada às rodelas, o resto do pimentão às tiras, os tomates e a salsa. Tapa-se e leva-se ao lume.
Broas de Alfarim
Ingredientes: 1000 gr de farinha de trigo, 1000 gr de farinha de milho, 1250 gr de açúcar amarelo, 250 gr de mel, 125 gr de erva-doce, 50 gr de canela, Raspa de 1 limão, q.b. de raspa de noz-moscada, 100 gr de margarina, 4 ovos.
Modo de Confecção: Escalda-se a farinha de milho com a água a ferver. Juntam-se-lhe os outros ingredientes e amassa-se bem, até ligar. Com as mãos, formam-se bolas que se vão colocando em tabuleiros untados com margarina e polvilhados com farinha, que se levam a cozer em forno bem quente, durante 10 a 15 minutos, mas não mais para não ficarem duras. Pode-se colocar uma amêndoa em cada broa.
In "Livro de Receitas - MEL Um sabor com história", 1999
Câmara Municipal de Sesimbra/Gabinete de Apoio ao Empresário pg. 12/13
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário